BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Funcionamento do Coração

Como funciona o Coração ?

Localizado sobre o pulmão, na região central do peito, o coração é um músculo que se contrai e se distende automática e ritmicamente. O sangue chega ao coração por meio das veias cavas e é impulsionado para os pulmões para que ele seja oxigenado. Já oxigenado, o sangue retorna para a artéria aorta que o distribui às demais artérias do corpo e alimenta todas as nossas células, retornando ao coração pelas veias. O miocárdio é o músculo cardíaco e como qualquer estrutura do nosso corpo, o próprio músculo cardíaco precisa receber sangue. Isso é feito por meio das artérias coronárias, que formam uma rede de pequenos vasos que alimentam o miocárdio com sangue oxigenado.
Também chamado de circulatório, o sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sangüíneos. Os vasos se dividem em dois tipos. As artérias transportam sangue oxigenado para as células do corpo. As veias fazem o caminho inverso, levando de volta para o coração o sangue já “usado” e rico em dióxido de carbono.

O que significam os números da Pressão Arterial ?

Os números da pressão arterial estão associados à contração (pressão sistólica) e ao relaxamento (pressão diastólica) do músculo cardíaco. Por exemplo: se, ao medir sua pressão, o resultado for 120/80 mmHG (ou, simplesmente, 12 por 8), o 120 (ou 12) representa a pressão sistólica e o 80 (ou 8), a diastólica.

Prevenções para um Coração Saudável

A melhor forma de prevenir ou adiar ao máximo o surgimento de doenças cardiovasculares é levar uma vida saudável. Os cuidados começam com a alimentação, que deve privilegiar vegetais, gordura vegetal, cereais e frutas. O consumo exacerbado de carnes, gordura animal, derivados do leite, açúcar e cerveja leva a problemas cardiovasculares. Sal em excesso também é perigoso, especialmente para quem tem pressão alta. A boa alimentação pode evitar problemas de colesterol, pressão alta e obesidade.
Praticar exercícios físicos regulares é o segundo passo para cuidar da saúde do coração. A atividade física beneficia o controle da pressão arterial, do colesterol e também da glicose, além de ajudar a emagrecer. "Está comprovado cientificamente que as pessoas que fazem de vinte a trinta minutos de exercícios físicos diários vivem mais e melhor", afirma o cardiologista Glauberson Cardoso Vieira. As atividades mais indicadas são as aeróbias, como caminhadas, natação e ciclismo.

Iniciando um programa de exercícios

O exercício ajuda a manter sadio o seu coração, e também ajuda a fazer com que você se sinta melhor. Esta prática melhora sua circulação e faz com que seu coração, pulmões e outros músculos funcionem mais eficientemente. Se você se exercitar regularmente e somente de acordo com as instruções do seu médico, talvez lhe seja possível fazer mais do que fazia antes, sem sentir dor anginosa*. Por outro lado, a inatividade física está associada a um risco aumentado de você vir a sofrer um ataque cardíaco. É muito importante que você pergunte ao seu médico e/ou a um profissional de educação física sobre os tipos e quantidades de exercício que você deve praticar antes de iniciar qualquer programa de exercícios.



Para começar a se exercitar

- Evite atividades que lhe provoquem dor, conheça suas limitações;
- Faça um aquecimento durante pelo menos cinco minutos antes de se exercitar e relaxe durante cinco minutos após o exercício;
- Pare de exercitar-se se sentir qualquer sinal de dor anginosa;
- Use roupas confortáveis e de acordo com o clima;
- Não tente exercitar-se demais no início;
- Repouse quando precisar;
- Relate ao seu médico qualquer dor relacionada ao exercício.



* Dor em aperto, em geral no peito que pode se irradiar para o pescoço e a parte superior do abdômen.
Leandro Zago

Nenhum comentário: