BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Especialistas discutem qualidade de vida nas empresas

O que é e quais são os benefícios dos investimentos em qualidade de vida de funcionários? Ricardo de Marchi, presidente da CPH Health Solutions; Paulo Gaudêncio, presidente da PG Psicologia de Grupos e José Taragano, diretor da Alcoa se reuniram para responder essa questão no seminário “Qualidade de Vida, Verdades e Mentiras”, que aconteceu durante o CONARH 2005.
Para o palestrante Paulo Gaudêncio, a questão mostra a importância da atuação das empresas no processo de valorização e produtividade dos profissionais. No entanto, as ações ainda precisam ser aperfeiçoadas e repensadas. “Muitas empresas ainda acreditam que investir em qualidade de vida é pagar assistência médica para os funcionários ou manter uma academia”, afirma. Segundo ele, os principais investimentos devem ser feitos no relacionamento entre as pessoas e no equilíbrio entre o tempo de trabalho e o que o profissional passa com a família, por exemplo.
Para Ricardo De Marchi, a empresa deve investir sim em estratégias que proporcionam qualidade de vida, mas não pode deixar de realizar um trabalho de conscientização de seus profissionais quanto a importância de procurar qualidade de vida para si mesmo. “O profissional muitas vezes é o principal responsável por seu próprio estresse. Ele deve ser conscientizado que esse é um momento essencial, inclusive para seu desempenho”.
Para José Taragano, promover qualidade de vida para os profissionais é uma estratégia essencial para se ter uma equipe motivada, eficaz e fiel. “Isso mostra o quanto a área de recursos humanos, que antes era apenas um centralizador de dados sobre cargos e salários, tornou-se essencial para o sucesso de uma empresa”, diz.
Taragano afirma ainda, para as empresas que estão começando a descobrir essa relação, que os resultados podem ser um pouco demorados, mas são garantidos. “Comparo o investimento em qualidade de vida com a ação de esvaziar uma piscina com uma colher. É demorado, mas se a equipe for persistente e trabalhar junta, o resultado é real”.


Cássia Gisele Ribeiro – www.uol.com.br

Um comentário:

Brasil Empreende disse...

Ola. Estou passando para convidar para conferir a postagem: “O número 1 da Seleção Brasileira” Estamos realizando, também, três enquetes e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.